terça-feira, 31 de março de 2015

Ainda ha escravidão


Na Bahia, o Porta de Entrada dos Portugueses, resiste o Sistema de Trabalho colonial. Léia a História e algumas VEJA IMAGENS de Marcio Pimenta:



(Por Marcio Pimenta, A Pública)
Na Década de 80, a Cada quinze dias eu cruzava Como estradas do Recôncavo com Os Meus Pais em Direção Ao sítio Onde passávamos o ritmo Livre. Saindo da capital de de de do Estado, Salvador, nos meses de janeiro a março, eu Sabiá that when surgisse Nenhum ar o odor das Queimadas NAS Plantações de cana de Açúcar atravessaríamos Uma bela ponte imperial Dom Pedro II - inaugurada com a Presença do Imperador Proprio - e logo estaríamos EM Nosso Destino. Percorríamos Como queimadas das Plantações de cana POR quilómetros e quilómetros e Mais, do Carro, eu PODIA ver dezenas de Homens de hum vigor that impressionava, Todos Enguias negros e sujos de fuligem, cortando UO Carregando Grandes Trocos de cana.
Em janeiro de 2015, eu retornei à Região Pará Visitar Os Meus pais. Da MESMA forma Que OS Antes, saímos de Viagem pelo Recôncavo, e essas Imagens imediatamente voltaram à memória. Lá estava Uma famosa e imponente ponte e Alguns quilómetros Mais Adiante eu pude Notar o odor característico MESMO sem ar. Ate Onde Meus Olhos alcançar podiam, o contraste Entre o verde da cana colhida Uma Ser EO cinza das queimadas realizadas Já tomava Como Grandes Informação Indisponível de terra. E Homens La OS estavam; OS mesmos pareciam SER Que Eu observava em Minha infância. Decidi Seguir Viagem, deixar Os Meus Pais em Casa e voltar. Estava Decidido a conhecer aqueles Homens de Preto.
Ao Descer do Carro, senti a Terra queimando soluço Os Meus Pés. O Relógio marcava 14h37. A Temperatura ambiente era de 38 ° C mas aparentava Ser Muito Maior. Sem Chão, lascas de cana queimadas ERAM Cortadas POR Três Trabalhadores. ELES estavam cortando cana desde Como 5h. "Não param Para O Almoço?", Pergunto. "Ganhamos POR Produção, ENTÃO E Melhor Seguir Trabalhando Direto ATÉ Como 16h. DEPOIS descansamos e Amanhã começamos Novamente".
O Período de Trabalho varia de 8 a 12 Horas diarias. No Sistema de ganho POR Produção TEM Que Cortar cerca de 15 Toneladas POR dia Pará Ganhar 80 reais de diaria. Como mortes POR exaustão São Comuns. O Que trabalham no Processo de fumigação São Expostos Ao glifosato, Uma molécula química Altamente tóxica Presente nsa herbicidas Já Associado Ao surgimento de Câncer, Redução de Fertilidade e alterações no feto. São muitos OS Que adoecem de Problemas respiratórios, musculares, Lesões NAS Articulações.



O Recôncavo Parou no Tempo. Para O Bem e Pará o mal. Se Por Um Lado estao preservadas Como Casas Históricas, Por Outro Uma Metodologia de Trabalho e Ao Semelhante Período em that milhares de negros trazidos da África ERAM Pará Trabalhos Forcados NAS terras da nova colônia portuguesa. Os Trabalhadores Que acabo de conhecer São Descendentes destes Escravos. Na Região há MUITAS comunidades quilombolas - Escravos Que Fazer fugiram da engenho cana-de-açúcar. E Como o Oportunidades de Trabalho Que encontram continuam Sendo Como mesmas Daquele ritmo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário