sexta-feira, 6 de março de 2015

O que se esconde atrás do ódio ao PT?



06 / 03/2015 Por  Leonardo Boff  - do Rio de Janeiro

Há hum Fato espantoso mas analiticamente explicável:. O aumento do Ódio e da Raiva contra o PT Esse Fato VEM Revelar o Outro Lado da "cordialidade" do brasileiro, PROPOSTA POR Sérgio Buarque de Holanda: fazer MESMO Coração Que nasce Uma acolhida calorosa, um . VEM TAMBÉM Uma rejeição Mais violenta Ambas São "cordiais": como Duas Caras passionais do brasileiro.
Esse Ódio E induzido Pela midia Conservadora e POR aqueles Que na eleição NÃO respeitaram rito Democrático:. UO se Ganha UO se Perde Quem Perde reconhece  Elegantemente  . Uma derrota e Quem Ganha Mostra magnanimidade Rosto Ao derrotado . Mas Não foi ESSE Comportamento civilizado Que triunfou Ao Contrário: derrotados OS procuram POR Todos Os Modos deslegitimar Uma vitória e garantir Uma reviravolta Política Que atenda a Seu Projeto, rejeitado Pela maioria dos eleitores.
Para entendre, nada Melhor  Que Visitar o  notorio  historiador, José Honório Rodrigues Que em Seu Clássico  Conciliação e Reforma no  Brasil   (1965) Diz com Palavras Que parecem Atuais:
"Os liberais NÃO Império, derrotados NAS urnas e afastados do Poder, were si Tornando Alem de indignados, Intolerantes; construíram Uma Concepção conspiratória da historia que considerava indispensável a Intervenção do Ódio, da intriga, da impiedade, do ressentimento, da intolerância, da intransigência, de da indignação Para O Sucesso inesperado e imprevisto de minoritárias SUAS FORÇAS "(p. 11).
ESSES GRUPOS prolongam elites Como Velhas that da Colônia ATÉ HOJE Nunca mudaram Seu Ethos. Palavras Nas Fazer referido Autor: "a maioria foi sempre alienada, antinacional e NÃO contemporânea; Nunca se reconciliou com o povo; SEUS DIREITOS negou, arrasou SUAS Vidas e logotipo Que Viu o Crescer LHE negou, POUCO UM POUCO, a aprovação, conspirou Pará colocá-lo de novo na periferia Nenhum lugar Que continua achando Que LHE Pertence "(p.14 e 15) ,. Hoje elites Como Econômicas abominam o povo. Só o aceitam fantasiado no carnaval.
Lamentavelmente, Não lhes Passa Pela Cabeça que "como MAIORES Construções São fruto populares: a mestiçagem racial, that criava hum tipo Adaptado país AO; hum mestiçavel criava that cultural Uma Síntese nova; a Tolerância racial that evitou o descaminho dos Caminhos; hum Que Tolerância religiosa impossibiltou UO dificultou Como perseguições da Inquisição; Uma Expansão territorial, obra de mamelucos, POIs o proprio Domingos Jorge Velho, devassador e incorporador do Piauí, Não falava português, um Pelo Integração psico-social desrespeito AOS preconceitos e Pela Criação Fazer Sentimento de Solidariedade nacional, um Integridade territorial; Uma Unidade de LINGUA E Finalmente a opulencia Riqueza eA do Brasil Que São Fruto do Trabalho do povo E o Que fez hum Liderança colonial (e posterior) NÃO DEU Ao povo Sequer OS beneficios da Saúde e da Educação.? "(p. 31-32).
A VEM Que estas citações? Elas reforçam hum Fato histórico inegável: com o PT, that sos considerados ERAM Carvão NÃO Produtivo Processo (Darcy Ribeiro), o rebutalho Sociais, conseguiram, n'uma penosa Trajetória, se organizar Como Poder Sociais Que se transformou em Poder Político no PT e conquistar o Estado com SEUS Aparelhos. Apearam do Poder Aulas dominantes Como; NÃO ocorreu Simplesmente Uma alternancia de Poder mas Uma Troca de classe, Paragrafo de base de Um Sociais Outro tipo de Política. Tal saga Igual a Autêntica Uma Revolução social.
ISSO e intolerável Pelas aulas Poderosas Que se acostumaram a Fazer do Estado o Seu Lugar Naturais e de se apropiar privadamente dos Bens Públicos Cabelo patrimonialismo Famoso, denunciado POR Raymundo Faoro.
Por Todos Os Modos e artimanhas Querem AINDA HOJE voltar a Ocupar Esse lugar Que julgam de Direito seu. Seguramente, começam a dar-se Conta de that, TALVEZ, nunca mais Terao condições Históricas de refazer Seu Projeto de dominação / Conciliação. Outro tipo de História Política Dara, Finalmente, um destino Diferente ao Brasil.
ELES Pará, O Caminho das urnas se Tornou inseguro Cabelo Nível Crítico alcançado POR amplos Estratos do Povo Que rejeitou Seu Projeto Político de Alinhamento neoliberal Ao Processo de Globalização, Como Sócios Dependentes e agregados. O Caminho militar Sera, Hoje Impossível dado o Quadro Mundial Mudado . Cogitam com Uma esdrúxula possibilidade da judicialização da Política, Contando com aliados na Corte Suprema that nutrem Semelhante Ódio Ao PT e sentem o MESMO desdém Cabelo povo.
ATRAVES of this expediente, poderiam lograr hum impeachment da Primeira mandatária da Nação. E Um Caminho conflituoso PDIs hum inviabilizável Articulação Nacional dos Movimentos Sociais tornaria Arriscado este intento e TALVEZ ATÉ.
O Ódio contra o PT E Menos contra PT NÃO that contra o povo pobre that Por Causa do PT e de SUAS Políticas Sociais de Inclusão, foi tirado faz o inferno da Pobreza e da Fome e da ESTA ocupando OS LUGARES como antes Reservados Como elites abastadas. Estas pensam em APENAS Caridade Fazer, Coisas DOAR, MAS Nunca Fazer Justiça social.
Antecipo-me AOS Críticos e AOS moralistas: mas o PT NÃO se corrompeu? Veja o mensalão? Veja a Petrobrás? NÃO Defendo corruptos. Reconheço, lamento e Rejeito OS malfeitos cometidos Por Um punhado de Fiscalização e Demais Dirigentes. Traíram Mais de hum Milhão de filiados e principalmente botaram hum Perder OS Ideais de ética e de Transparência. Mas bases NAS e municípios NSA - Posso Testemunha-lo - vive-se Um Outro Modo de Fazer Política, com Participação popular, Exibindo Que um sonho Tão generoso NÃO se mata ASSIM Tão fácilmente: o de hum Brasil Menos malvado. Como aulas de Fiscalização e Demais Dirigentes, Por 500 anos, nao dizer rudes de Capistrano de Abreu, "castraram e recastraram, caparam e recaparam" o povo brasileiro. Há Maior Corrupção histórica Fazer Que este? Voltaremos Ao tema.
Leonardo Boff,   de e colunista do JB on-line, teólogo, Filósofo e escritor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário