terça-feira, 3 de março de 2015

Vaticano destaca importância da Rede Pan-Amazônica para fortalecimento da Igreja na região






Como lideranças que integram a Rede Pan-eclesial Amazônica (Repam) participaram de Uma CONFERÊNCIA na de Santa Sé, Nesta segunda-feira, 02 de março. No Encontro, a Coordenação Geral da Repam apresentou proposta Uma e Missão da Rede, Criada em setembro de 2014. Participaram o cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, o Arcebispo Pedro Ricardo Barreto Jimeno, de Huancayo (Peru) e presidente do Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam); Michel Roy, Secretário Geral da Cáritas Internacional, e Mauricio López Oropeza, Secretário Executivo da Repam. O cardeal Dom Cláudio Hummes, presidente da COMISSÃO Para o Amazonas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Não PoDE Estar Presente, mas interveio na Apresentação POR Meio de Uma Mensagem gravada.
Mauricio López, Secretário Geral da Repam, se encontrou recentemente com o Papa Francisco.
O Território Amazônico E a Maior Floresta tropical do Mundo, abrangendo 6 Milhões de kjm² na Guiana, Suriname e Guiana Francesa, Venezuela, Equador, Colômbia, Bolívia, Peru e Brasil. Nessa Região Vivem Quase 3 Milhões de Pessoas, correspondendo a 390 Povos Indígenas e Povos Isolados 137 (contatados NAO), 240 Línguas faladas pertencentes a linguísticas 49 familias. O Arcebispo afirmou Jimeno Que é '' um Território devastado e ameaçado Pelas Concessões Públicas Às corporações transnacionais.
Extrativistas Os Grandes Projetos, monocultivos OS eA Mudança climática colocam em Serio Risco SUAS TERRAS OE Entorno natural. Destroem SUA cultura, a autodeterminação dos Povos e, Sobretudo, afetam o Cristo encarnado NAS PESSOAS Que la habitam (originarios Povos, ribeirinhos, camponeses, afrodescendentes e Populações urbanas). Dai Que Uma Onda Repam '' como Uma Votação de Deus hum ESSA necessidade sentida e urgente de Cuidar da vida das Pessoas Para Que vivam em harmonia com a Natureza a Partir da Ampla e variada Presença dos Membros e Equipes da Igreja na Pan-Amazônia ' '.
Por SUA parte, o cardeal Turkson destacou Como Funcionalidades principais da Rede, começando Pela transnacionalidade. Outra Característica E a eclesialidade Porque Além de atuar de forma Transnacional, um Repam se propõe e instaurar Uma Colaboração harmoniosa Entre OS Diversos Componentes da Igreja: congregações Religiosas, Cáritas, dioceses, Leigos, Outros entre. O Compromisso Pela Defesa da Vida é, Paragrafo Turkson, Uma Característica Terceira. '' La REPAM -evidenció- nace Pará responder Uma Desafios IMPORTANTES. Ele defendeu que Uma forma Como hum Repam, atuando de Como Uma plataforma, se estruturará e definirá Seu Modo de Funcionamento, SUAS prioridades de Ação, SUA Credibilidade, poderá SERVIR de Modelo Pará Como Igrejas de página Outros Continentes.
Ademais, a Repam se concebe de Como Uma Ferramenta Que PODE Ser adotada em Ambitos chave e Diversos: a Justiça, Legalidade, Promoção e tutela de Direitos Humanos, Cooperação Entre Igreja e Instituições Públicas em Vários níveis, uma Prevenção e Gestão de Conflitos, o Estudo eA Difusão de Informações, o Desenvolvimento Econômico inclusivo, o USO Responsável e Solidário dos Recursos Naturais, respeitando a Criação, a Defesa das Culturas e OS Modos de vida Tradicionais dos Povos Diversos ''.
Por vez sua, o cardeal Hummes, em SUA Vídeo-Mensagem, reiterou Que a Criação da Rede Pan-Amazônica eclesial fortalece a Igreja com '' um Rosto Amazônico '' e um '' clero autóctone '', Como propos o Papa em hum Discurso EAO Bispos do Brasil ''.
União e Cooperação
O Papa Francisco, Ao saber da Criação da Rede, JA havia enviado Uma Mensagem AOS SEUS Membros parabenizando Pela Iniciativa. "Votos de que Uma fadiga quotidiana de QUANTOS servirem na Rede Pan-Amazônica eclesial contribua Pará alargar OS Espaços da compreensão e da Solidariedade Entre OS Homens e Os Povos, refletindo constantemente Aquela 'Luz das Nações", enfatizou o Sumo Pontífice.
A Rede Pan-Amazônica eclesial Conta com O Trabalho de Bispos, Sacerdotes, Missionários, religiosas e Leigos. Nasceu a Partir da União e Cooperação de Entidades Como o Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), um par de de comissão Episcopal a Amazônia da CNBB, a Confederação Latino-Americana de Religiosos e Religiosas (Clar), um Secretaria da Cáritas América Latina e Caribe e do Pontifício Conselho Justiça e Paz.
Com INFORMAÇÕES da CNBB e da Agência Vatican News.


Nenhum comentário:

Postar um comentário