terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Frente à globalização, Teologia da Libertação está mais necessária do que nunca, diz teólogo



"Para a Teologia da Libertação, NÃO INTERESSA tanto a existencia de Deus - .. Se Deus EXISTE ou Não Interessa saber Onde Está Deus, Quer Dizer, na Luta da Libertação dos Povos (...) Agora, Esse tipo de teologia e Mais necessaria Fazer Que Nunca, frente à Globalização Fazer o capital social ". Com ESSA Assertiva, um dos Mais expoentes teólogos da Libertação, o belga François Houtart, SITUA De que Maneira ESSA Orientação Libertadora fazer cristianismo fortalece Diálogo com Como Demandas das Populações oprimidas em TODO O Globo Como enviar um e Religião e Doutrina Articuladas Caminhar PODEM social.
. Houtart Explica Como a Teologia da Libertação supera Visão Clássica da Igreja Católica Foto: Roosewelt Pinheiro / Abr - Agência Brasil.


Ele Participou, recentemente, Fazer Programa Escuela Cuadros, o Projeto formativo Pará Estudo e Desenvolvimento do marxismo, transmitido Pela Televisão e Pela internet, com sede em Caracas, um da capital de Venezuela. Durante a entrevista, Houtart utiliza OS Estudos em torno da figura de Cristo Pará demonstrar Como a Teologia da Libertação, emergida da Luta dos Povos nsa ano de 1960, This Cada Vez Mais Atual um e em Diálogo com Como Demandas Sociais. 
. "A Prática EO Discurso de Jesus foi Bastante claro Se OPOS, Por Exemplo, templo Ao Mas o templo NÃO Era Uma Igreja OU Uma basílica OU Uma catedral; .. O templo era o centro do Poder (...) Frente a Uma População Muito empobrecida ", expõe. 
"ASSIM, A Crítica Ao templo era Jesus POR NÃO SOMENTE de tipo religioso, mas de tipo completo, SEJA OU, um Poderes Crítica de Todos-os-Sociais, Econômicos, Políticos e Religiosos da Sociedade. Era (...) Sua Mensagem Muito Mais e universal Maïs fundamental. Por ISSO TEM Um Lugar Que Segue na História, Porque e Um lugar de Crítica de Todos os Poderes Que oprimem Como PESSOAS, QUALQUÉR Que seja ", Explica o teólogo. 
O Reforço AOS preceitos e Práticas da Teologia da Libertação se contextualiza num Período católicos que EM DO MUNDO TODO assistem à necessidade de Reformas Dentro da Igreja Católica. A Mensagem Libertadora TEM refletido Como Lutas de superação da opressão também na figura do Papa Francisco, eleito em 2013, e Que Tem proposto o Diálogo e Uma Maior Abertura da Instituição Pará Como Demandas Sociais, Políticas, Ecológicas, Econômicas, dentre Otras, do Século XXI. 
"A Doutrina social da Igreja Clássica condena o capitalismo - Os Últimos papas Todos TEM Condenado o capitalismo -, mas em funcao de SEUS abusos e de SUAS consequencias negativas (...) A Teologia da Libertação utiliza Outro Instrumento :. O Instrumento marxista, em particular, uma Mostra que Como Estruturas Sociais, aulas Sociais e Que há contradições de classe ", professor aponta o. 
Para Houtart, Não Há possibilidade de hum novo capitalismo - Aquele Dito "verde" ou "social". "É o capitalismo em SUA lógica Que devemos condenar", Afirma. Esta, indica o teólogo, E UMA das Diferenças entre a Doutrina social da Igreja Clássica eA Teologia da Libertação. 
"A Teologia da Libertação E UMA Outra Maneira de ler a Bíblia, com hum SENTIDO Mais Crítico, Mais histórico, que permite atualizar a Mensagem da Bíblia Para o andamento Atual", de Defende. "E TAMBEM UMA teologia da Igreja, OU SEJA, O Que É o SENTIDO da Igreja Como Instituição, TAMBÉM COM Uma Visão Crítica - Sabendo Que, Como vezes, a Igreja ESTÁ Muito vinculada AOS Poderes", acrescenta o teólogo. 
Houtart e Um sacerdote católico e Sociólogo marxista. Professor emérito da Universidade Católica de Lovaine (UCL), na Bélgica, e do Instituto de Altos Estudos Nacionais (IAEN) de Quito, capital do Equador. E autor de Mais de 50 Livros e centenas de Artigos Especializados, Entre Enguias "A Transformação social na América Latina" (1964) e "Deslegitimando o capitalismo; Reconstruindo a Esperança" (2005) . 


Nenhum comentário:

Postar um comentário